consulta local

Qualquer pessoa, mesmo que não possua cartão de leitor, pode usar os serviços presenciais da biblioteca, a saber, leitura de documentos, utilização de PC e equipamento multimédia e participação em atividades.


utilização de PC e equipamento multimédia

Para utilizar estes equipamentos deverá dirigir-se ao balcão de atendimento da respetiva sala, onde um funcionário lhe prestará as informações necessárias à utilização destes equipamentos.
No caso de haver uma grande afluência de leitores, poderá haver uma limitação no tempo de utilização.


a inscrição como leitor da biblioteca é gratuita

Se for residente, estudar ou trabalhar no concelho de Santa Maria da Feira, poderá inscrever-se como leitor da biblioteca e aceder a todos os seus serviços.
No caso de não cumprir estes requisitos poderá utilizar, apenas, os serviços presenciais.
No acto de inscrição como leitor ser-lhe-ão pedidos um documento de identificação e um comprovativo de residência.
Com o seu cartão de leitor tem acesso ao serviço de empréstimo.


responsabilidade

Cuide do seu cartão de leitor da biblioteca como se fosse um documento de identificação importante. No caso de o perder ou de lhe ser roubado, reporte, imediatamente, ao serviço de empréstimo da biblioteca.
É responsável pelos documentos que lhe são emprestados e, por tal, não empreste o seu cartão nem os documentos que estão na sua posse.

Cada membro da família deverá ter o seu cartão.

Pais ou tutores legais de crianças são inteiramente responsáveis pelos documentos que lhes são emprestados pela biblioteca.
Por favor, reporte à biblioteca, a alteração domiciliária, de telefone ou de email.


substituição do cartão de leitor

O cartão de leitor é gratuito mas a sua substituição tem o custo de 5,00 €.
Mal o seu cartão seja substituído poderá utilizar, imediatamente, o serviço de empréstimo.


coleções da biblioteca

A biblioteca disponibiliza cerca de 190 000 documentos e, cada ano, adquire centenas de novos itens como literatura, filmes, CD, jornais e revistas, que estão disponíveis para empréstimo domiciliário e para consulta local.
Não se esqueça que, para aceder à coleção da biblioteca, pode utilizar a biblioteca central e os seus polos.O sítio da biblioteca é outro acesso que pode utilizar para fazer pesquisas no catálogo, reservar documentos e gerir o seu empréstimo. Basta aceder a www.biblioteca.cm-feira.pt e ter o seu cartão de leitor e o seu PIN, fornecido pelo serviço de empréstimo.
Neste sítio poderá, também, aceder a informações sobre a biblioteca e as atividades que promove.


regras de utilização de empréstimo

Número de documentos para empréstimo domiciliário
10 documentos impressos
6 documentos audiovisuais

Periodos de empréstimo e de renovação
documentos impressos – 20 dias renováveis por 15 dias
documentos audiovisuais – 7 dias sem renovação

A renovação poderá ser realizada na biblioteca central, nos polos, pelo telefone 256 377030, pelo email biblioteca@cm-feira.pt.
Para renovar no sítio da biblioteca, seleciona catálogo, meu registo, com o código de barras do seu cartão de leitor e o PIN, fornecido no balcão de empréstimo.
No entanto, no caso de existirem reservas sobre os documentos, não é possível proceder à renovação.


reservas

Quer reservar um documento? Poderá fazê-lo na biblioteca central, nos polos, pelo telefone 256 377030, pelo email biblioteca@cm-feira.pt ou no sítio da biblioteca, no catálogo, em meu registo, com o código de barras do seu cartão de leitor e o PIN, fornecido no balcão de empréstimo


penalizações

Quando o prazo de empréstimo expira é solicitado ao leitor, via carta ou email, a sua devolução.
O não cumprimento dos prazos de devolução determinam a aplicação das seguintes penalizações:
> suspensão temporária de utilização do serviço de empréstimo – em função do número de dias de atraso, até ao máximo de 90 dias;
> suspensão definitiva de utilização do serviço de empréstimo – quando, sistematicamente, os prazos de empréstimo não são respeitados, os documentos são degradados ou não ocorre a sua substituição, no caso de perda.


reposição de documentos

Quando um documento é perdido ou danificado, deverá ser substituído por um igual ou, no caso de não ser possível a sua aquisição, por outro indicado pela biblioteca.


atividades culturais

As atividades culturais estão abertas a qualquer pessoa.
Por questões funcionais, a participação em determinadas atividades exige uma prévia inscrição.
Nem todas as atividades são gratuitas. Desse facto se dará nota nos documentos de divulgação.


utilização do auditório e sala polivalente

Qualquer pessoa, individual ou coletiva, pode utilizar o auditório e/ou sala polivalente, para os fins determinados nas normas de utilização e de acordo com as condições estabelecidas nas mesmas.
Os eventos a ter lugar no auditório e/ou sala de exposições/sala polivalente constarão de uma calendarização, cuja elaboração compete à direção da biblioteca, sendo assegurada a prioridade dos eventos culturais da mesma e do Município.
Todas as reservas ou pedidos de utilização deverão ser dirigidos, por escrito, à tutela da biblioteca, com a antecedência mínima de 30 dias úteis, através de formulário próprio, devidamente preenchido.


empréstimo interbibliotecas – perguntas frequentes

O que é um empréstimo interbibliotecas?

Qualquer documento que seja requisitado a outra biblioteca que não a biblioteca de Santa Maria da Feira e os seus polos.

Quem pode aceder a este serviço?

Todos os leitores que possuam um cartão de leitor.

Como utilizar este serviço?

Contactando o balcão de empréstimo da biblioteca municipal, que fará a intermediação do empréstimo.