Visite no catálogo.

catálogo


coleção de história local

Conhecer, entender respeitar e preservar as raízes e a origem de uma comunidade é, sobretudo garantir, a essa comunidade, a condição de existir e proteger a sua identidade, valorizando a sua história local e fornecendo, a cada um dos seus membros, a capacidade de ser um agente participativo e transformador da sua própria história.

Por tal, assumimos, como biblioteca pública, o compromisso de promover o conhecimento sobre a herança cultural, de apoiar a tradição oral e de

assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local.

A coleção de história local é composta, por cerca de 1840 títulos de monografias, 98 títulos de jornais, 36 títulos de boletins, 31 títulos de revistas e de um conjunto de imagens reproduzidas em fotografias, postais, cartazes, etc.
Tendo consciência de que muita informação pertinente para a história local se encontra dispersa em artigos publicados em jornais, revistas e monografias, procedemos à sua recuperação e ao seu tratamento, integrando-a no catálogo geral e de história local. Esta informação encontra-se sempre disponível, 24h/7, no catálogo online da sua biblioteca.

jornais, revistas, boletins

Coleção de publicações, digitalizada e disponível a todos que se interessam pela imprensa local.O jornal mais antigo desta coleção é o “Jornal da Feira“,nº 181, de 24 de janeiro de 1886.

documentos visuais

Desta coleção fazem parte as imagens dos monumentos e paisagens de Santa Maria da Feira, bem como a divulgação de atividades culturais e desportivas dinamizadas em todo o concelho e reproduzidas em fotografias, postais, cartazes, etc.

coleção especial

Santa Maria da Feira oferece, ao longo do ano, um leque variado de atividades, que se iniciam em janeiro com a “Festa das Fogaceiras” e terminam em dezembro, com “A Terra dos Sonhos”.
Toda a documentação produzida, neste contexto é, agora, apresentada à comunidade.
Desde folhetos, cartazes a pins, decoração de viaturas, press release, videoclips, etc, estão reunidos e disponíveis online.
Um manancial de informação relevante para a história local e que merecerá, também, a curiosidade de quem se interessa pelas artes gráficas.