A aventura começa quando uma menina acende a lâmpada do sótão. De repente, um mundo novo aparece diante dos seus olhos. Todos os utensílios guardados transformam-se em seres completamente diferentes: borboletas, elefantes, lobos… uma floresta inteira! Quando é chamada para o jantar, tem que desligar a lâmpada, fazendo o mundo de sombras desaparecer das páginas. Mas ele continua guardado carinhosamente nas lembranças da menina e do leitor.

Constrói as tuas sombras e enquanto brincas no escuro com a tua lanterna diverte-te a inventar e a contar histórias em família. Vê o que podes fazer, aqui.


Escuta esta história encantadora e ouve os maravilhosos sons da floresta que podes encontrar neste livro cheio de magia.

Faz uma caminhada pela natureza e constrói o teu caderno de campo, aqui.


Os pais de Elvis eram muito pobres. Contudo, no deu décimo aniversário, o pai ofereceu-lhe um presente magnífico. Segurou o filho pelos ombros e disse-lhe: "Meu pequeno, agora tens dez anos, quero dar-te o único objecto a que sou realmente apegado." Elvis abriu então o seu embrulho. Era uma guitarra...

Conhece o Elvis Presley e contrói a tua guitarra, aqui.


No início, há muitas vezes apenas uma igreja com o seu campanário visível ao longe. (...) uma narrativa sobre a evolução de uma paisagem urbanística, desarmante na sua simplicidade...

Queres tornar-te construtor? Ajudamos-te a criar uma povoação. A dimensão és tu que escolhes. Vê as instruções aqui.


O Noma quer construir um comboio. O melhor comboio de sempre! Com a tesoura numa mão e uma caixa de cartão na outra, Noma começa por cortar a chaminé e as rodas do seu comboio. Mas quantas rodas tem um comboio? E quantas carruagens? De quantos lugares?

E se hoje fosses tu o pequeno inventor, fazias um comboio como o Noma? Ou preferias fazer um avião? Vê aqui.


No dia internacional da família recomendamos o livro "A Manta, uma história aos quadradinhos (de tecido)" de Isabel Minhós Martins. Há uma manta de retalhos, uma avó com boa memória e muitos netos de ouvido atento. À noite, ao deitar, não são precisos livros: basta à avó olhar a manta e todas as personagens e enredos que lá moram, para a sessão começar...

Segue as dicas para construires a tua própria manta de histórias, aqui.


Este livro é uma experiência triunfante de leitura numa tentativa de passar a experiência da cegueira. "O vermelho é ácido como o morango e doce como uma melancia, mas dói quando aparece no joelho arranhado."

Queres conhecer o alfabeto em braille? Descobre aqui.


De acordo com a cultura russa, as matrioskas simbolizam a ideia de maternidade, fertilidade, amor e amizade. O fato de uma boneca sair de dentro de outra maior representa o ato do parto, quando a mãe dá à luz a sua filha e, consequentemente, a filha dá à luz a outra criança, e assim sucessivamente.

Vamos criar uma matrioska em formato caixa, onde podes guardar todos os teus segredos. Vê as instruções, aqui.


Depois de uma tempestade, o protagonista acorda e descobre que o pai não está em casa. A mãe pede-lhe para levar um bolo à avó, que está doente. Tal como a Capuchinho Vermelho, terá de optar entre o caminho mais longo e o mais curto para chegar ao seu destino, não sem antes se cruzar com...

E tu? Quem gostarias de encontrar na floresta? Descobre na proposta de atividade, aqui.


Imagina que podes mergulhar entre os galhos das árvores ou nadar em direção ao sol. Imagina que não precisas de asas para subir ao céu... Imagina um dia recriar todos os nossos sonhos com ilustrações impressionantes que nos fazem entrar num novo universo.

Descodifica as imagens que apresentamos na proposta.Vê as instruções aqui.


Todos somos diferentes, mas cada um de nós ocupa um lugar e tem o seu valor. São as nossas diferenças que nos tornam únicos e especiais.

Diverte-te a construir um rosto e surpreende-te com o resultado final! Vê as instruções aqui.


A estrada antiga e a estrada nova.
Dois caminhos possíveis para chegar ao mesmo destino.
Duas viagens quase paralelas, cada uma com as suas peripécias.
Quem andou mais quilómetros?
Quem chegou mais depressa?
Quem...

Faz um mapa de casa à escola ou a qualquer lugar que queiras muito visitar. Desenha as curvas, as casas, as árvores e outros pontos interessantes que encontras pelo caminho. Vê aqui.